Quantidade de Páginas visitadas

CENTENÁRIO VINICÍUS DE MORAES

 



Na biblioteca escolar de nossa instituição de ensino, realizou-se no dia 27/06, o Sarau de Literatura “O Centenário de Vinícius de Moraes” que teve como objetivos resgatar a memória deste grande artista, valorizar os textos poéticos, a cultura brasileira e despertar aos nossos educando o gosto pela literatura.


Com a participação de todos os professores de língua portuguesa foi realizado um trabalho de pesquisa com os nossos alunos sobre quem foi Vinícius de Moraes e sua contribuição para a literatura, música, teatro entre outros. Algumas turmas fizeram cartazes r; outros alunos criaram as sua próprias poesias e as turmas do 6º anos coloriram as letras das músicas infantis de Vinícius de Moraes dando um toque todo especial.


Com todo esse material, Marlon Cezar Faria, o agente de leitura montou a exposição de Vinícius de Moraes dentro da Biblioteca Escolar para que os alunos, professores e funcionários pudessem apreciar os trabalhos realizados pelos nossos educandos.


No dia do Sarau de literatura, além da exposição de Vinícius de Moraes, tivemos a apresentação do Prof. Daniel Faria que com seu carisma cativou a cada um de nós com suas histórias e suas canções.


Alguns alunos do 9º ano e 6º ano apresentaram o teatro “Chá dos poetas”, um momento onde pudermos admirar a coragem e o talento dos nossos alunos, pois não é fácil se expôr para uma plateia tão exigente como é nosso corpo discente.


Por fim, queremos agradecer a todos, que de uma ou de outra, contribuíram para que este evento se realizasse.

NOVIDADES PARA 2013

O ano letivo de 2013 da rede estadual do Paraná começa nesta quinta-feira (14), entre as novidades que destacamos para este ano em nossa escola é a realização de atividades de contra-turno para as turmas do 6º ano da manhã que se realizarão no período da tarde. As atividades são de língua portuguesa, xadrez, horta, ginástica e experimentação e iniciação científica. Será marcada uma reunião com os pais para melhor esclarecimento.


PROJETO DE LEITURA – LER É 10!


Percebendo a importância de colaborar para que os alunos leiam com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propomos um projeto de incentivo à leitura: LER É 10, que possibilitará a formação de leitores autônomos. Dentro deste projeto sublinhamos as seguintes atividades: aquisição de novos livros, empréstimos de livros, visita dos alunos a BPP, roda de leituras com alunos e com os pais, bate papo com o autor, teatro, oficinas de redação, incentivo do uso do blog da escola como ferramenta de leitura e desenvolvimento da arte da escrita, entre outros que serão apresentados a comunidade escolar no decorrer do ano letivo.


Pensando sempre em valorizar o espaço escolar para que os nossos educandos sintam estimulados a alcançarem resultados melhores, a direção realizou algumas benfeitorias: pintura no saguão principal e nas salas 07 e 08, na sala 10 foi colocado divisória criando dois ambientes para atender alunos para sala de apoio e sala de recursos e pavimentação do estacionamento.


A DIREÇÃO DESTA ESCOLA DÁ AS BOAS VINDAS AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS. LEMBRANDO QUE A UNIÃO DE TODOS FAZ A DIFERENÇA NAS CONQUISTAS DE RESULTADOS.

30 DE JANEIRO DIA DA SAUDADE





No dia 30 de janeiro é comemorado o dia da saudade, essa palavra existe apenas na língua portuguesa e galega e serve para definir o sentimento de falta de alguém ou de algum lugar.


De origem latina, saudade é uma transformação da palavra solidão, que na língua escreve-se “solitatem”. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade.


Podemos considerar que no dia da saudade as pessoas se dedicam às lembranças de seus entes queridos que estão ausentes, de fatos que viveram ou de lugares e objetos que marcaram suas vidas. Isso faz com que a palavra saudade se torne melancólica, trazendo certo sofrimento.

Saudade é também definida como “a sensação de incompletude, ligada à privação de pessoas, lugares, experiências, prazeres já vividos e vistos, que ainda são um bem desejável”, segundo o dicionário Veja Larousse.


Em outras línguas não existe uma palavra capaz de traduzir o significado amplo de saudade, mas algumas delas trazem conceitos próximos, mas não tão nobres. Em inglês, saudade é “I miss you” que quer dizer sinto sua falta; em Francês “souvenir”, que significa lembrança; em italiano “ricordo affetuoso”, recordação afetuosa; em espanhol “recuerdo ou te extraño mucho, que significam lembrança e sinto falta, respectivamente.


Ao longo da história podemos perceber a saudade nas músicas e nos poemas, desde longos anos. Charlie Chaplin diz: “Sorri quando a dor te torturar e a saudade atormentar os teus dias tristonhos vazios”; Luis Fernando Veríssimo determina que “não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar”; Vinícius de Moraes e Tom Jobim cantaram a saudade dizendo: “Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai”.


Os sertanejos também retratam muito a saudade, pois deixam o campo para trabalhar na cidade. Chitãozinho e Xororó falaram da saudade retratando que “por nossa senhora, meu sertão querido, vivo arrependido por ter deixado. Esta nova vida aqui na cidade, de tanta saudade, eu tenho chorado”.


E o rock não podia deixar de se manifestar sobre o tão nobre sentimento. Raul Seixas registrou sua expressão na letra que diz “hoje é feriado, é o dia da saudade, hoje não tem aula pra garotada, velhas de varizes na calçada, só na saudade”.


Por Jussara de Barros


Graduada em pedagogia / equipe Brasil Escola






 




FESTA 45 ANOS DE COLBACCHINI
A Escola Estadual Padre Colbacchini esta em festa. Dia 08/12, sábado, a partir das 14:00 horas  estaremos comemorando 45 anos de existência. Haverá barracas de cachorro quente, refrigerante, bolo, pastel e muita diversão. Venham celebrar conosco e ver de perto o quanto que temos para oferecer aos nossos alunos..









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito